Bahia Bahia

Siga-nos

Chuva em Petrópolis deixa 5 mortos e 4 desaparecidos

Chuva em Petrópolis deixa 5 mortos e 4 desaparecidos
21 março 12:54 2022 Imprimir notícia
Brasil

A Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros confirmaram ao menos cinco mortos e quatro desaparecidos, vítimas do temporal que voltou a atingir Petrópolis, na Região Serrana do Rio, desde a tarde deste domingo (20). O boletim foi divulgado na manhã desta segunda-feira (21/3). Foram mais de 95 ocorrências registradas na cidade, entre deslizamentos e alagamentos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, 31 pessoas foram resgatadas com vida. Há registro de quatro pessoas desaparecidas na Rua Washington Luiz, no Centro.

Dois óbitos foram registrados no Morro da Oficina, no Alto da Serra, que foi a área mais afetada no temporal de 15 de fevereiro. Outros dois na Washington Luiz, onde uma pessoa foi resgatada com vida; e o quinto óbito foi registrado na rua Pinto Ferreira, no bairro Valparaíso.

Equipes dos órgãos estão mobilizadas para atender as ocorrências. Também ocorreram salvamentos de pessoas ilhadas e atendimentos em deslizamentos na Rua 24 de Maio; na Rua Pedro José Stumpf Sobrinho, no Bingen; e na Rua Olga Castrioto, no bairro São Sebastião; todos sem vítimas.

"A corporação já mobilizou as unidades especializadas para apoiar as operações: Grupamento de Busca e Salvamento e 1° Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente", disse o Estado em nota.

A previsão de chuva forte pode se estender até a noite e madrugada desta segunda-feira (21). De acordo com a Prefeitura, 149 pessoas estão acolhidas em quatro pontos de apoio nas localidades do Morin, Vila Felipe, Sargento Boening, Alto da Serra, São Sebastião, Amazonas, Independência e Quitandinha.

Suspensão de vacinação

A Secretaria de Saúde informou que a campanha de vacinação contra a Covid-19 está suspensa nesta segunda-feira (21) devido à chuva. A mobilidade na cidade está comprometida em diversos pontos do município, impossibilitando a abertura dos pontos de vacinação.

Também estão suspensos nesta segunda-feira todos os atendimentos e consultas no Centro de Saúde Coletiva, na Rua Santos Dumont, no Centro da Cidade.

Aulas suspensas

As aulas estão suspensas nas escolas e centros de Educação Infantil do 1° Distrito de Petrópolis, tanto da rede pública quanto particular, devido à chuva constante deste domingo (20) e a permanência do tempo instável para a segunda-feira (21).

Outras medidas poderão ser tomadas de acordo com a evolução das chuvas no município.

Segunda tragédia em 34 dias

A tarde do dia 15 de fevereiro, uma terça-feira, começou com uma intensa chuva que iria provocar a maior tragédia da história de Petrópolis, que contabilizou 233 mortos e quatro desaparecidos. E um pouco mais de um mês, a cidade, que ainda procura pelos outros corpos e tenta encaminhar os centenas de desabrigados para o aluguel social, mais uma vez sente os impactos de mais uma tragédia.

Desta vez, os maiores índices pluviométricos, segundo a Prefeitura, foram registrados no São Sebastião, com 371,2 milímetros; no Dr. Thouzet, com 314,8; e no Vila Felipe, com 307 milímetros nas últimas 12 horas. Em 15 de fevereiro, a cidade registrou 260 milímetros em seis horas.

A Defesa Civil explica que as equipes seguem monitorando as condições do tempo, tendo em vista a previsão de chuva forte que pode se estender até a noite e madrugada de segunda-feira (21).

O órgão explica que novos alertas de chuva podem ser emitidos a qualquer momento e pede que a população fique atenta aos avisos, e que, em caso de emergência, ligue para o 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).

A orientação é que moradores de áreas de risco busquem um lugar seguro. Veja abaixo a lista com os 19 pontos de apoio abertos em diferentes localidades.

Alto da Serra – E. Comunidades Santo Antônio (R. Cel. Albino Siqueira, 197);

Ato da Serra – Paróquia Santo Antônio (R. Santo Antônio, 245)

24 de Maio – COMAC – E.M. Germano Valente (Rua Dr Sá Earp, 88 - Morin.);

Vila Felipe - E.M. Dr. Rubens de Castro Bomtempo (Rua Hermínio Schmidt, s/n);

Sargento Boening - E.M. Ana Mohammad (Estrada do Paraíso, Nº 701);

São Sebastião - E.M. Papa João Paulo (Rua São Sebastião, 625)

Siméria - E.M. Rosalina Nicolay (Est. Presidente Sodré, Nº 1026);

Independência - E.M. Alto Independência (Rua Leonor Maia, Nº 1670);

Dr. Thouzet - Escola Paroquial Bom Jesus (Rua Dr. Thouzet, Nº 820);

Quitandinha 1 / Amazonas - E.M. Stefan Zweig (Rua Sergipe, 49);

Quitandinha 2 / Ceará - E.M. Marcelo Alencar (Avenida Amaral Peixoto s/n);

Quitandinha 3 / Espírito Santo – E.M. Marcelo Alencar (Avenida Amaral Peixoto s/n);

Quitandinha 4 / Duques – E.M. Odette da Fonseca (Estr. Rio-Petrópolis, km 85);

Quitandinha 5 / Rio de Janeiro – C.E.I. Chiquinha Rolla (Rua Campos s/n);

Bingen - Salão Paroquial São Paulo Apóstolo (Rua João Xavier s/n);

Gentio - E.M. Dr. Paula Buarque (Est. de Teresópolis Km 2, s/n);

Vale do Cuiabá - Quadra do Boa Esperança (Est. Min. Salgado Filho s/n);

Floresta - E.M. Duque de Caxias (Travessa Luciano Camarota,78);

Caxambu – E. M. Senador Mario Martins (Rua Flávio Cavalcante, s/n).

PORTAL  SBN 

Deixe seu comentário

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês

    sem postagens neste mês

SIGA-NOS

Rádio Online

Rádio Online

Últimas Notícias

  • Bahia
  • Espírito Santo

Bahia

Espírito Santo

As mais lidas do mês

    sem postagens neste mês